O Projeto: Lições que a música me ensinou para a vida

EEGabriel_Ortiz_010911_002_docP.jpg

“É mais que uma palestra, é uma experiência, realmente maravilhosa, um aprendizado inesquecível”. Comentário de aluna da EE Prof. Gabriel Ortiz em devolutiva, escola esta que levou o projeto para seus alunos por pelo menos 4 anos em São Paulo.

 

IE Paulina redimensionada.png

Em 07/06/2019, tive a honra e satisfação de ser convidado pela instituição de ensino “I.E. Paulina”, em Medellín, na Colômbia, para contribuir com o processo educativo dos alunos do nível secundário (ensino médio no Brasil). Em total sintonia, sinto-me feliz e realizado em poder contribuir para trabalho educativo e de inclusão social tão importante, feito com tanto amor e dedicação. Alunos excelentes em matemática e inglês, criativos, responsáveis, questionadores, comprometidos, e com propósito e gosto pela vida. Ser recebido de forma tão bonita e palestrar para eles tornou este momento um dos mais realizadores da minha vida. Parabéns e gratidão à direção, professores, colaboradores e alunos da “I.E. Paulina”. “Muchas gracias!”

 

O símbolo desta instituição é a Ave Fênix, uma ave sagrada que se ergue das chamas porque tem a capacidade de renascer das próprias cinzas depois de ser consumida pelo fogo. Quem escolhe a imagem do mito da Fênix pretende demonstrar capacidade de superação.

 

“INSTITUCION EDUCATIVA PAULINA es una institución privada de Educación formal, con niveles y grados en Educación Básicas primaria y Básica secundaria, con sentido humanístico, alegre, que sabe y huele a niño, reconocida en el medio, líder por su objeto social de inclusión, dirigida al servicio de la comunidad escolar. Atiende niños y niñas con dificultades en el aprendizaje, repitencia y atraso escolar; mediante orientación Psicopedagógica y promoción Humana, brinda herramientas para que avancen equilibradamente en su proceso de desarrollo biopsicosocial.”

Por um mundo melhor

“Lições que a música me ensinou para a vida” é um projeto cultural e social que mostra como a música, o estudo da biografia humana, e o coaching, podem estimular reflexões e mudanças nas vidas das pessoas. O foco do projeto é contribuir para o desenvolvimento individual, sociocultural e profissional de adolescentes e adultos, inspirando-os e orientando-os a elaborar um Projeto de Vida, e tomar decisões de carreira profissional com base nos seus sonhos, suas essências e talentos. A educação é o fator mediador, levando conhecimento e experiência de vida. Este projeto, inspirado na minha multifacetada trajetória de vida foi premiado pela Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo e apoiado pelo Ministério da Cultura. 

Por que isto é tão importante?

 

A vida sem linhas mestras, num mundo em constante mutação, é confusa e inquietante. Uma forma de dar sentido à vida de adultos e adolescentes evitando a alienação, o imediatismo e a indiferença, é que vivenciem a experiência da reflexão e do autoconhecimento, tenham sonhos, objetivos e planos, para o próprio bem e o da sociedade em que vivem, e que se estruturem para realizá-los.


Escolas – Qual o nosso foco?

Escolas e estudantes do Ensino Médio nos temas valores, carreira e projeto de vida.

Qual a nossa proposta?

 

Ser referência e um “instrumento” psicopedagógico lúdico, extracurricular, para os Gestores e Educadores do Ensino Médio, para ajudá-los a orientar os alunos a pensar maduramente, a prepará-los para a vida real, estimulá-los ao exercício positivo da cidadania, e a escolha profissional consciente.


Como fazemos isto?

 

Inspirando e ajudando os jovens a descobrir suas habilidades, identificar suas esperanças e seus sonhos e incentivando-os a lutar por estes objetivos de um modo que contribuam para a sociedade.


Depoimentos

 

“É mais que uma palestra, é uma experiência, realmente maravilhosa, um aprendizado inesquecível”. Comentário de aluna da EE Prof. Gabriel Ortiz em devolutiva.
 

 

“Words fail me in expressing my gratitude on a job extremely well done. The attendees derived much from your words of wisdom, insights and professional acumen at yesterday’s talk. They are all the richer for having attending your talk and will now be better informed to make sound decisions in the months to come”. St. Paul’s School (Escola Britânica de São Paulo).
 

Objetivo do programa "Lições que a música me ensinou para a vida"

 

Através de Palestras e Workshops Musicados, o objetivo do programa é estimular reflexões, inspirar e orientar os participantes a elaborar um Projeto de Vida, baseado na analogia com a composição, arranjo e regência de uma obra musical. Projeto de Vida é um plano, uma intenção para o futuro. É comparável a um mapa que orienta e conduz às situações que se deseja alcançar.

 

Orientamos os participantes a elaborar planos de ação para direcionar e conduzir às situações de vida que se deseja alcançar.Com isso, ajudamos as pessoas a estruturar os seus sonhos ou objetivos, resolver problemas de desempenho e produtividade, auxiliando-as a formular um plano e apoiá-las para concretização dos seus objetivos a curto, médio e longo prazos.


O programa é composto das seguintes atividades básicas:

1. Palestra de sensibilização/inspiração
2. Workshops
3. Coaching para consolidação do conhecimento

 

Veja fotos dos eventos
Abaixo, entrevista com Francisco Fraga da Universidade Corporativa Sindiclube sobre o projeto. Conteúdo bom para interessados em informações sobre o projeto sociocultural para jovens adolescentes estudantes do ensino médio, cujo objetivo é ensiná-los a elaborar um projeto de vida. Conheça a ideia e algumas técnicas do programa que integra saberes múltiplos e complexos com a música para inspirar e colocar pessoas em ação na direção dos seus objetivos.
Clique no botão e veja como contratar as palestras do projeto agora mesmo:

-- Aulas de português para estrangeiros, história e cultura brasileira --

Sou professor de português com foco em projetos acadêmicos e empresariais, onde procuro fornecer aos meus alunos aprendizado efetivo e praticidade. Como Educador Coach, trabalho com metodologia concebida para tornar as aulas leves, interessantes e divertidas, visando facilitar a aprendizagem com base principalmente na conversação, sem perder o foco no desenvolvimento das habilidades linguísticas básicas (Ler - Escrever - Escutar - Falar).

 

Mais do que detalhes técnicos, as aulas têm como objetivo, principalmente, o bom uso do idioma e podem ser personalizadas de acordo com as necessidades específicas dos alunos, seja em nível profissional, acadêmico, turismo ou cultural. A consolidação do conhecimento é assegurada por técnicas de coaching que ajudarão você a manter o impulso suficiente para aumentar o seu nível de comprometimento e realizar os seus objetivos, e, acima de tudo, o ajudará a executar as ações necessárias para atingi-los.

 

O Educador Coach muda a postura do professor ou professora como figura autoritária, paternal ou maternal, detentora do saber, para uma postura de facilitador, inspirador e catalizador do desenvolvimento do potencial de cada aluno, transformando e remodelando o processo de ensino e aprendizagem.

08816bb6071a4b7ca825b8abcbc899c1.jpg
3d14d1fe-2e37-40d4-8aa3-22e60ae84c12.jpg
politecnico.jpg